Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O CRESCIMENTO ECONÔMICO DA CHINA A PARTIR DE DENG XIAOPING
Autor(es): ROBERTA CRISTINA DE OLIVEIRA CORREA
Colaborador(es): LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - Orientador
Catalogação: 26/SET/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10653@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10653
Resumo:
A identidade nacional chinesa é complexa. Seu PIB cresceu nos últimos anos num ritmo maior do que do resto do mundo. Até onde isso vai ou até onde o mundo irá agüentar são perguntas com respostas obscuras ainda. Sua estabilidade é mantida com altas taxas de crescimento e grandes investimentos externos A China é uma máquina complexa, um paradoxo. Composta de características capitalistas e comunistas, ou seja, grande intromissão do Estado, partido único, sem direitos civis ou reivindicatórios e salários baixos com capital abundante, atração de capital estrangeiro e investimento em capital humano. Dispondo ainda do maior mercado interno do mundo e o maior mercado externo também, os EUA. A associação de tudo isso a grande influência do passado, dos costumes e tradições do povo chinês é difícil. Suas peculiaridades resultantes do regime comunista fazem com que entender a economia da China seja uma tarefa complexa. O pragmatismo está inserido em seu programa desde que Deng Xiaoping está no poder, em 1976, e aboliu o dogmatismo maoísta marcado por tantas tragédias e fracassos. Desse período vem uma frase de Deng que terminou sendo o lema atual do processo de modernização do país: - Não importa se um gato é preto ou branco. O importante é que ele cace ratos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF