Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: FÁBULAS PARA CRIANÇAS SURDAS
Autor(es): ANA TEREZA PINTO DE SEQUEIROS CORREIA
Colaborador(es): CELSO BRAGA WILMER - Orientador
JOSE AUGUSTO B ESTELLITA LINS - Coorientador
Catalogação: 24/SET/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10635@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10635
Resumo:
Através da minha experiência como bolsista Pibic, no Laboratório de Pedagogia do Design, na PUC-Rio, conheci o Instituto Nacional de Educação de Surdos, o INES, no Rio. Constatei que não havia um método de ensino convencional para o letramento dos surdos. Através de histórias contadas na biblioteca do SECAF, que as crianças aprendiam a contextualizar as palavras e a fazerem ligação com a Libras - Língua dos Sinais e o Português. Inicialmente, o formato foi definido num livro convencional. Logo se viu que esse formato não atenderia a um dos propósitos do meu projeto que é trazer interatividade e versatilidade. Assim, optei pela utilização de chapas adesivadas. Os personagens surdos falando em Libras teriam a forma de ímã, dando versatilidade ao material. O texto escolhido foi uma fábula de Monteiro Lobato: A cigarra e a formiga. O protótipo é constituído por 5 chapas de alumínio, no formato A3, adesivadas com cada cena. Os elementos que são inseridos pela criança são ímãs. Além disso, há 2 tipos de transparências. Na primeira, as cenas têm texto e na segunda, não tem. A experimentação do objeto foi ótima e mesmo os alunos que não estavam muitos atentos na hora em que a professora contava a história em Libras, depois se familiarizaram na inserção dos elementos nas chapas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF