Título: | FÁBULAS PARA CRIANÇAS SURDAS | ||||||||||||
Autor(es): |
ANA TEREZA PINTO DE SEQUEIROS CORREIA |
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Colaborador(es): |
CELSO BRAGA WILMER - Orientador JOSE AUGUSTO B ESTELLITA LINS - Coorientador |
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Catalogação: | 24/SET/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10635@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10635 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Através da minha experiência como bolsista Pibic, no
Laboratório de Pedagogia do Design, na PUC-Rio, conheci
o
Instituto Nacional de Educação de Surdos, o INES, no Rio.
Constatei que não havia um método de ensino convencional
para o letramento dos surdos. Através de histórias
contadas na biblioteca do SECAF, que as crianças
aprendiam
a contextualizar as palavras e a fazerem ligação com a
Libras - Língua dos Sinais e o Português.
Inicialmente, o formato foi definido num livro
convencional. Logo se viu que esse formato não atenderia
a
um dos propósitos do meu projeto que é trazer
interatividade e versatilidade. Assim, optei pela
utilização de chapas adesivadas. Os personagens
surdos falando em Libras teriam a forma de ímã, dando
versatilidade ao material. O texto escolhido foi uma
fábula de Monteiro Lobato: A cigarra e a formiga.
O protótipo é constituído por 5 chapas de alumínio, no
formato A3, adesivadas com cada cena. Os elementos que
são
inseridos pela criança são ímãs. Além disso, há 2 tipos
de
transparências. Na primeira, as cenas têm texto e na
segunda, não tem.
A experimentação do objeto foi ótima e mesmo os alunos
que
não estavam muitos atentos na hora em que a professora
contava a história em Libras, depois se familiarizaram
na
inserção dos elementos nas chapas.
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