Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O FRACASSO DOS PLANOS DE ESTABILIZAÇÃO PRÉ-PLANO REAL: A AUSÊNCIA DO AJUSTE FISCAL
Autor(es): HENRIQUE PINTO DOS SANTOS
Colaborador(es): LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - Orientador
Catalogação: 24/SET/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10630@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10630
Resumo:
As diversas tentativas de estabilização brasileiras no decorrer da segunda metade dos anos 1980 serviram para constatar que a noção de diversos economistas da época de que o problema brasileiro consistiria exclusivamente da presença da inércia inflacionária era equivocada. Todos os planos tiveram elementos em comum, além da breve duração e do respectivo fracasso. A prática de controles de preços, alteração das fórmulas de correção monetária, o uso de tablitas, alterações nos indexadores e mudanças nas fórmulas de cálculo dos reajustes salariais foram tomadas sem que houvesse em contrapartida um plano coeso de redução do déficit operacional (expurgando a correção monetária e cambial da dívida), que alcançou uma média de 5.2% no período de 1985- 1989.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF