Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PERFIL DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE MANUFATURADOS
Autor(es): BIANCA SNAIDERMAN
Colaborador(es): AFONSO SANTANNA BEVILACQUA - Orientador
Catalogação: 17/SET/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10587@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10587
Resumo:
O trabalho está organizado em cinco capítulos além dessa Introdução. O Capítulo II consiste numa breve análise da importância do crescimento das exportações como variável de ajuste das contas externas e, como conseqüência, de manutenção do equilíbrio macroeconômico. O Capítulo III descreve o desempenho e o comportamento das exportações brasileiras nas duas últimas décadas do século XX, ressaltando a importância dos produtos manufaturados. Esse capítulo está subdividido em três seções. Na Seção 1 analisar-se-á a evolução do valor das exportações construindo um paralelo com a evolução histórica do país e sua inserção no contexto mundial. Na Seção 2 o desempenho exportador será mensurado pelos índices de preços e quantum. A terceira e última Seção se responsabilizará pelo estudo do destino das exportações. Analisar-se-á quem são os potenciais compradores e qual a sua importância na demanda dos produtos manufaturados constitui um bom exercício de verificação da existência ou não de uma concentração geográfica para este tipo de produto. O Capítulo IV apresentará a contribuição da literatura hoje existente sobre o comportamento e os determinantes das exportações. Para finalizar e ilustrar todo o aspecto teórico do trabalho, o Capítulo V realizará algumas simulações a fim de projetar como será o comportamento das exportações no próximo ano. O instrumento para tal projeção reside na bagagem conceitual adquirida na análise teórica. Desta forma, o trabalho não somente olha pelo retrovisor como foi a evolução das exportações brasileiras, como também indica como esta se comportará no próximo ano. Obviamente o modelo para tal projeção está longe de ter um caráter conclusivo devido as inúmeras condições caeteris paribus. O Capítulo VI apresenta as considerações finais do trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF