Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GRATUIDADE E COBRANÇA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: UMA PROCURA POR RESPOSTAS
Autor(es): BERNARDO BAETA NEVES STRASSBURG
Colaborador(es): FRANCISCO DE HOLLANDA GUIMARAES FERREIRA - Orientador
Catalogação: 17/SET/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10586@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10586
Resumo:
A última década do século XX assistiu a muitas transformações. Entre elas, uma ainda é pouco estudada e discutida. Os governos ao redor do mundo estão introduzindo mecanismos de cobrança em um setor que sempre foi tradicionalmente gratuito. Os estudantes agora estão sendo forçados a pagar por um serviço cuja gratuidade sempre foi um direito de todos. Por que essas mudanças estão ocorrendo? São elas fruto de motivações mesquinhas e interesses escusos ou existe um motivo bem intencionado por trás de tudo? Onde e como essas mudanças estão ocorrendo? E, principalmente, qual está sendo o efeito de tais mudanças? Este trabalho é uma busca por essas respostas. Para responder tais perguntas, o autor se debruçou sobre teorias e práticas de vários autores e países. Por se tratar de mudanças tão recentes, as diversas teorias sobre os vários aspectos se apresentaram dispersas e até contraditórias. O objetivo do autor foi tentar fazer uma análise sistemática dos diversos temas, a fim de organizá-los em uma seqüência minimamente lógica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF