Título: | GRATUIDADE E COBRANÇA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: UMA PROCURA POR RESPOSTAS | ||||||||||||
Autor(es): |
BERNARDO BAETA NEVES STRASSBURG |
||||||||||||
Colaborador(es): |
FRANCISCO DE HOLLANDA GUIMARAES FERREIRA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 17/SET/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10586@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10586 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A última década do século XX assistiu a muitas
transformações. Entre elas, uma ainda é
pouco estudada e discutida. Os governos ao redor do
mundo
estão introduzindo
mecanismos de cobrança em um setor que sempre foi
tradicionalmente gratuito. Os
estudantes agora estão sendo forçados a pagar por um
serviço cuja gratuidade sempre foi
um direito de todos.
Por que essas mudanças estão ocorrendo? São elas fruto
de
motivações mesquinhas e
interesses escusos ou existe um motivo bem intencionado
por trás de tudo? Onde e como
essas mudanças estão ocorrendo? E, principalmente, qual
está sendo o efeito de tais
mudanças?
Este trabalho é uma busca por essas respostas. Para
responder tais perguntas, o autor se
debruçou sobre teorias e práticas de vários autores e
países. Por se tratar de mudanças tão
recentes, as diversas teorias sobre os vários aspectos
se
apresentaram dispersas e até
contraditórias. O objetivo do autor foi tentar fazer uma
análise sistemática dos diversos
temas, a fim de organizá-los em uma seqüência
minimamente
lógica.
|
|||||||||||||
|