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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: CONSUMIDOR X TORCEDOR: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR/ TORCEDOR DE FUTEBOL
Autor(es): RAFAEL DE ARAUJO GRUENBAUM
Colaborador(es): JOAO RENATO DE SOUZA COELHO BENAZZI - Orientador
Catalogação: 30/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10471@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10471@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10471
Resumo:
O estudo aborda o merchandising de produtos relacionados aos clubes de futebol, uma das principais fontes de arrecadação de receita destes em todo o mundo. No Brasil, acredita-se que a receita dos clubes com merchandising é pouco desenvolvida se comparada ao seu potencial. O presente trabalho analisa um dos principais drivers de receitas com merchandising, a venda de camisas dos clubes. Neste trabalho pretendeu-se investigar e compreender os fatores que influenciam o processo de compra de camisas do ponto de vista do consumidor. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo teórico abrangendo diversas áreas do marketing e uma pesquisa, divida em duas etapas, a primeira de natureza qualitativa e a segunda quantitativa. Os resultados deste estudo apontam que os fatores que mais influenciam o processo decisório são a origem da camisa, se o produto é original ou pirata e o ponto de venda.
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