Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PAPEL DO AJUSTE FISCAL NA ESTABILIZAÇÃO DA INFLAÇÃO BRASILEIRA
Autor(es): IVO CHERMONT PROCHNIK LESSA DE VASCONCELLOS
Colaborador(es): DIONISIO DIAS CARNEIRO NETO - Orientador
Catalogação: 27/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10432@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10432
Resumo:
Meus objetivos neste trabalho são o de analisar o papel da política fiscal no Plano Real, e saber de que forma esta contribuiu para a condução das políticas monetária e cambial. O trabalho é constituído por quatro partes, além desta introdução. Na segunda seção, vou analisar o que diz a teoria acerca das variáveis fiscais em ambientes de alta inflação. Em seguida, observarei como se relacionam as taxas de juros e a credibilidade, com as variáveis fiscais. Será foco de análise a dinâmica da dívida pública, pois através dela, observa-se uma possível incompatibilidade entre uma política fiscal inconsistente e a monetária, na implementação de planos de estabilização. Há uma controvérsia antiga sobre a relevância de uma política fiscal nos grandes programas de estabilização. O caso Brasileiro acerca deste debate será analisado também.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF