Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DE CRÉDITO: A TEORIA NA PRÁTICA
Autor(es): FLAVIO MACHADO DE FARIA MAJDALANI
Colaborador(es): WALTER LEE NESS JUNIOR - Orientador
Catalogação: 27/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10428@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10428
Resumo:
O primeiro capítulo constitui-se nos principais aspectos da análise de crédito, entre eles técnicas como análises vertical e horizontal dos balanços patrimoniais das empresas, os índices capazes de refletir a saúde da empresa como geração operacional de caixa, necessidade de financiamento de terceiros, composição e prazo de ativos e passivos, etc. O segundo capítulo trata de três importantes setores da nossa economia: elétrico, papel e celulose e petroquímico. O objetivo, além de demonstrar as mudanças das análises de crédito desses setores dadas mudanças conjunturais e estruturais a que foram submetidos, é passar ao leitor o feeling do dia-a-dia de um analista de crédito de um banco de investimento, ou seja, como a teoria sai do papel e torna- se prática. O estudo é concluído com as principais características do crédito disponível no mercado diante da atual conjuntura que vive a economia brasileira. Quais são os instrumentos financeiros disponíveis para contratação de crédito imediata? Essa seção enfatiza a propensão do banco de investimento a dar um crédito, dados fatores como, por exemplo, a alta volatilidade do dólar, que propiciam ao agente financeiro altos spreads no momento da operação de concessão de crédito em moeda estrangeira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF