Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO: 10 ANOS DE PRIVATIZAÇÃO
Autor(es): MARCELO IGLESIAS SALINAS
Colaborador(es): JOSE HENRIQUE TINOCO DE ARAUJO - Orientador
Catalogação: 20/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10390@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10390
Resumo:
O trabalho aborda no primeiro capítulo uma visão geral do setor siderúrgico e também a evolução da siderurgia brasileira e mundial mostrando que a tendência às privatizações ocorreu não somente no Brasil. Ainda nesse capítulo serão apontados os problemas da siderurgia brasileira antes da privatização e suas melhorias após o processo. No capítulo 2 serão mostrados o desempenho da siderurgia brasileira ao longo da década de 90 assim como os blocos operacionais da produção nacional. Alguns dos indicadores do desempenho serão o consumo aparente de aço, a evolução das importações e exportações, e a balança comercial de produtos siderúrgicos. Para finalizar o capítulo 2 subdividiremos a produção nacional por tipo de produto( planos , longos e semi-acabados) e também veremos a posição brasileira quanto a produção siderúrgica em comparação com outros países. No capítulo 3 iremos caracterizar a empresa Usiminas ao longo dos seus 10 anos de privatização. Faremos um breve histórico da empresa, analisaremos a forma de sua produção e sua participação no mercado interno e externo. Mostraremos como se obteve o valor econômico e o preço mínimo para a privatização, além dos resultados desse processo. Por ser uma empresa voltada para o atendimento do mercado interno de produtos planos mostraremos o mercado de produtos planos tanto a nível de produção por tipo de produto, consumo aparente, mercado consumidor quanto a nível de expectativas para os próximos anos. Por fim concluiremos o trabalho mostrando o cenário econômico brasileiro no ano de 2003 e como este poderia afetar o setor siderúrgico quanto ao consumo interno e suas exportações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF