Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA FERROVIÁRIO BRASILEIRO
Autor(es): ANDREIA BARROSO FONTELLES
Colaborador(es): JOSE HENRIQUE TINOCO DE ARAUJO - Orientador
Catalogação: 16/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10358@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10358
Resumo:
A economia brasileira acumulou ao longo de muitos anos um conjunto de ineficiências e distorções que prejudicaram a competitividade do seu setor produtivo. Com o avanço da abertura econômica, a partir de 1990, ocorreu um aumento na qualidade dos produtos e serviços em geral, obrigando a indústria nacional a aprimorar a sua produção para torná- la competitiva. Após vigoroso processo de ajustamento, o produto nacional cresceu em qualidade e teve seu custo de fabricação reduzido. Entretanto, faltava ajustar o sistema de distribuição, carente de investimentos capazes de reduzir o preço final das mercadorias tornado-as competitivas com os demais produtos do resto do mundo. O Governo, que havia esgotado sua capacidade de investimento na ferrovia, vislumbra, numa parceria com a iniciativa privada, a solução para a revitalização do setor e formula um modelo inteligente e factível em criar atratividade dos segmentos privados sobre o negócio ao qual há muito tempo os empresários haviam abandonado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF