Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: EXPRESSÃO DA INCERTEZA NA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE GÁS NATURAL
Autor(es): ALEXANDRE COBLENTZ
FABIO PEREIRA DE MEDEIROS
Colaborador(es): MAURICIO NOGUEIRA FROTA - Orientador
LILIAN ALVES MARTINS - Coorientador
Catalogação: 14/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10337@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10337
Resumo:
O presente Projeto de Graduação estuda a incerteza na medição de vazão volumétrica utilizando um cromatógrafo para a análise da composição química do gás e tem como principais objetivos apresentar o sistema de medição de vazão de gás natural por meio de placa de orifício, descrevendo sua metodologia de cálculo e, em seguida, calcular a incerteza global do sistema. Foi apresentada, também, uma breve demonstração sobre a viabilidade da utilização de cromatografia gasosa na medição de vazão. Primeiramente, foi obtida a equação que descreve a vazão volumétrica por placa de orifício. Em seguida, analisou-se a incerteza de cada um dos termos desta equação, resultando na expressão da incerteza relativa global do sistema de medição. Pode-se concluir que, até um determinado número de amostras diárias, há uma considerável redução da incerteza sobre a vazão volumétrica de gás natural. Esta redução, apesar de pequena, é significativa e justifica a aquisição de cromatógrafos para as estações de entrega de gás natural.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF