Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO MODELO DE BLACK AND SCHOLES PARA O APREÇAMENTO DE OPÇÕES NO MERCADO DA BOVESPA
Autor(es): MARCEL SCHARTH FIGUEIREDO PINTO
Colaborador(es): WALTER NOVAES FILHO - Orientador
Catalogação: 13/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10325@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10325
Resumo:
O presente trabalho possui dois objetivos. O primeiro deles é documentar quais ações compõem o mercado de opções de compra da Bolsa de Valores de São Paulo(Bovespa), caracterizando os volumes financeiros de negociação por parâmetros dos contratos como prazos de expiração e preços de exercício. O segundo objetivo é investigar a eficácia do modelo de Black and Scholes no apreçamento das opções observadas. Em particular, a análise busca determinar as tendências de sobre ou sub apreçamento do modelo de Black and Scholes na amostra, relacionando-as estatisticamente com fatores tais como liquidez, preços de exercício, riscos sistemáticos das ações e prazos de vencimento. O trabalho mostra que mais de 90% do mercado de opções é concentrado em apenas três ações no período em estudo, e que somente três contratos de opções representam 70% dos volumes diários das transações. Mais precisamente, a absoluta maioria dos negócios (mais de 85%) vem se consolidando nos últimos três anos em torno das ações da Telemar, que tornaram-se as mais líquidas do mercado à vista após a privatização da Telebrás. Mostra-se ainda que o mercado é constituído basicamente por opções que podem ser exercidas a qualquer momento (americanas) e com até sessenta dias corridos para o vencimento. O estudo está organizado da seguinte maneira. A seção seguinte apresenta descritivamente a base de dados utilizada, identificando as opções mais relevantes e o nível de liquidez do mercado em geral. A terceira parte destaca os aspectos teóricos mais importantes do modelo Black and Scholes, desempenhando uma primeira análise acerca das volatilidades implícitas das opções da Bovespa. A quarta seção discute a metodologia implementada para testar a eficácia do modelo de B&S na amostra, prosseguindo com a exposição e avaliação dos resultados obtidos. O capítulo final destina-se às conclusões do trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF