Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMÉRCIO INTERNACIONAL E MEIO AMBIENTE
Autor(es): RAFAEL PEDRA DURAES
Colaborador(es): SANDRA RIOS - Orientador
Catalogação: 10/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10302@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10302
Resumo:
O Meio Ambiente deve ser visto e considerado como um grande bem público mundial, pois seus problemas afetam a todos, isto é, uma área onde os países têm um interesse mútuo. Como se pode perceber, uma degradação dos recursos naturais pode levar a uma diminuição do comércio, levando até a uma estagnação econômica que não será revertida facilmente. Os problemas e questões provenientes do Meio Ambiente geram diversos conflitos entre os países, e podem levar a desvios de comércio através de barreiras comerciais, ou ainda podem levar países a uma guerra por investimentos. Um país que possua leis mais brandas com relação à poluição pode atrair mais investimentos diretos de empresas privadas, podendo ainda diminuir os custos de suas indústrias e desse modo dar vantagens na competição internacional e aumentar suas exportações. A proteção do Meio Ambiente requer intervenção do governo, seja através de subsídios para compensar indústrias com maiores gastos devido ao maior cuidado com os recursos naturais, seja através de taxas contra produtos mais poluentes de modo a preservar o produto ecológico nacional. No entanto, essas medidas vão de encontro ao livre comércio, portanto será mais um obstáculo às propostas de derrubar as barreiras comerciais existentes. Logo fica uma questão: qual a melhor forma de se atingir um desenvolvimento sustentável sem que haja uma degradação na qualidade de vida da população?
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF