Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA QUESTÃO DO DESEMPREGO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Autor(es): BIANCA DE BERENGUER FERNANDES
Colaborador(es): EDUARDO PEREIRA NUNES - Orientador
Catalogação: 08/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10279@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10279
Resumo:
No capítulo 1 do presente trabalho, será apresentado um panorama histórico da década de 80, aspecto fundamental para o entendimento da condução das políticas macroeconômicas desenvolvidas até então. No segundo capítulo serão apresentados os principais fatores da década de 90 que tiveram impacto na taxa de desemprego. Para isso, farei uma análise do governo Collor, com a abertura comercial e o Plano Collor, passando pelo curto período no qual Itamar Franco ficou no poder, e chegando no Plano Real e todas as mudanças decorridas dele na economia. O capítulo 3 abordará os impactos causados pela transição de governos, assim como as promessas feitas pelo então candidato à presidência, Lula, colocando-as em contraste com a realidade brasileira após quase 3 anos de governo. Será dada uma ênfase à questão do emprego, um dos jargões que mais chamaram a atenção nos discursos da campanha eleitoral e de início de governo. No quarto capítulo, através de um debate metodológico, será analisada ainda qual é a forma usada para se medir o número de empregos criados, e as falhas de interpretação e dificuldades de comparação destes métodos, como por exemplo, dos 3,2 milhões de postos formais criados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados em 18 de agosto de 2005 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em contraste com os 3,7 milhões divulgados pelo IBGE através da PNAD 2004. No último capítulo, bem como na conclusão, será feito um breve estudo do mercado de trabalho brasileiro, discutindo a problemática do desemprego no Brasil, suas causas e conseqüências, bem como possíveis formas de erradicação, sendo dado um enfoque à questão demográfica e como esta tem grande impacto no número de desempregados de hoje.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF