Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CRESCIMENTO ECONÔMICO CHINÊS: ANTECEDENTES E EXPECTATIVAS QUANTO AO MERCADO MUNDIAL DE MINÉRIO DE FERRO
Autor(es): BRUNO TORRES VIANNA DE MIRANDA
Colaborador(es): JOSE MARCIO ANTONIO GUIMARAES DE CAMARGO - Orientador
Catalogação: 08/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10270@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10270
Resumo:
Um país aberto ao Mundo, ansioso por importar e exportar mais, por atrair investimentos estrangeiros através de todos os mecanismos possíveis e ávido pelo intercâmbio e cooperação com o exterior em todos os níveis - esta é a China de hoje, a chamada locomotiva do mundo. Somente nas últimas décadas do século XX, com a sua espetacular trajetória de crescimento, o mundo começou a conhecer melhor a história e as origens da milenar nação chinesa. Deng Xiaoping e a liberalização da economia chinesa, a partir do fim da década de 1970, são a origem do grande salto do dragão chinês. Ao mesmo tempo em que é vista como um apetitoso mercado consumidor e uma voraz importadora de matérias-primas e insumos, a China também apavora porque sua eficiência é percebida como uma ameaça às indústrias menos competitivas de outros países.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF