Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SETOR AUTOMOBILÍSTICO: UMA COMPARAÇÃO DOS PREÇOS RELATIVOS NO BRASIL E MÉXICO
Autor(es): MARCUS VINICIUS LEAL LAVORATO
Colaborador(es): LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - Orientador
Catalogação: 07/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10259@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10259
Resumo:
Atualmente, a indústria automobilística brasileira é o setor industrial que conta com a maior proteção comercial para a entrada de bens importados no mercado interno. Voltando um pouco mais na história, veremos que o Estado brasileiro, desde a instalação da indústria automobilística, foi muito ativo na promoção de políticas industriais para o desenvolvimento do setor no país. É esse aspecto que o setor automobilístico mexicano tem em comum com o do brasileiro. Um passado com grande proteção comercial do mercado interno com políticas para promover as exportações. Nos últimos vinte anos, entretanto, o tratamento dado ao setor automobilístico, pelos governos do Brasil e do México, mudou significativamente. Enquanto o governo brasileiro continuou protegendo o mercado interno da concorrência externa, via barreira tarifária, o governo mexicano, ao contrário, abriu o mercado interno à concorrência externa. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é observar se existem diferenças na evolução dos preços relativos dos automóveis no Brasil e no México bem como compará-los, partindo do período de janeiro de 1999 até dezembro de 2005.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF