Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMPLEMENTARIDADES E INSTITUIÇÕES: UMA ANÁLISE EMPÍRICA
Autor(es): LUCIANA TEIXEIRA DE SOUZA LEAO
Colaborador(es): JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - Orientador
Catalogação: 06/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10256@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10256
Resumo:
O objetivo deste trabalho é verificar empiricamente o efeito da complementaridade das instituições que regulam a entrada de novas firmas e do trabalho sobre o desenvolvimento econômico. Em especial, quero examinar se países que possuem regulação rígida de trabalho prejudicam mais os níveis de desenvolvimento quando também regulam mais a entrada de novas firmas na economia. Para tanto, o teste de complementaridade será feito incluindo uma variável de interação entre as aproximações utilizadas para as duas instituições. Em outras palavras, estarei testando se o efeito de uma instituição no nível de desenvolvimento econômico depende do impacto da outra instituição. Para realizar estes testes, utilizarei as bases de dados disponibilizadas por La Porta et al. (2001, 2004) que fornecem informações sobre as duas instituições do estudo em 85 países. Esta monografia está dividida em cinco seções. Seguido a esta introdução, a Seção II apresenta uma resenha bibliográfica da literatura que cobre o papel das instituições sobre o desenvolvimento econômico. Enfatizam- se as bibliografias sobre as instituições que estaremos estudando, as do trabalho e aquelas que regulam a entrada de novas firmas. Também busca fornecer um breve panorama destas duas instituições no Brasil para proporcionar uma melhor compreensão dos incentivos perversos que as nossas regulações têm gerado para a economia e permitir uma comparação com os demais países. Na Seção III, apresento detalhadamente os dados e a construção das variáveis utilizadas para os cálculos do trabalho assim como a descrição estatística destas variáveis. A Seção IV apresenta os resultados da inclusão das variáveis de interação entre as instituições que regulam a entrada de novas firmas e as que regulam trabalho sobre as duas aproximações de desenvolvimento econômico que utilizei, a renda per capita e a escolaridade média da população com mais de 25 anos. Igualmente, seguindo o debate da literatura sobre se as instituições políticas ou a acumulação inicial de capital humano são os determinantes de primeira ordem do desenvolvimento econômico, incluo as complementaridades das instituições nos testes que contrapõem estas teorias para verificar se as interações permanecem relevantes para o desenvolvimento na presença de capital humano. A Seção V conclui este trabalho. As tabelas que descrevem as variáveis e apresentam os resultados alcançados se encontram no final desta monografia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF