Título: | O MERCADO DE AVIAÇÃO CIVIL DO BRASIL: O CASO DA GOL E PROJEÇÕES PARA O FUTURO PRÓXIMO | ||||||||||||
Autor(es): |
EDUARDO DA SILVA MOREIRA |
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Colaborador(es): |
JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 31/JUL/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10220@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10220 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O propósito deste trabalho é, primordialmente, entender o
fenômeno, as motivações e as implicações da nova estrutura
de custos da Gol Linhas Aéreas.
Uma vez que a análise do mercado de aviação civil no
Brasil, nos últimos anos, não pode prescindir da coleta de
dados de diversas variáveis relevantes do mercado, como
custos, lucratividade, market share, receita, frota,
passageiros, passageiros.km voados e passageiros.km pagos,
este levantamento foi realizado, de modo que diversas
tabelas e planilhas foram montadas.
O trabalho, conforme pontuamos no trabalho anterior,
envolve um estudo dos fatores determinantes dos custos e
resultados de empresas aéreas do país. O fato de
estarmos falando do mercado doméstico, e, portanto,
amplamente condicionado pelos fatores macroeconômicos
peculiares ao Brasil, (como a alta concentração de renda,
que leva, por exemplo, a fração da utilização dos serviços
de aviação civil por clientes corporativos a ser maior que
no exterior), faz com que diversas conclusões do trabalho
sejam bastante peculiares e distintas daquela que seríamos
levados a tirar, caso partíssemos exclusivamente da
experiência internacional no setor.
Compreendendo a trajetória das empresas, poderemos rodar,
sobre os dados disponíveis, algumas regressões, para
entender, por exemplo, os efeitos da sazonalidade
sobre os retornos do business aeroviário, a exposição dos
custos das empresas ao câmbio e aos preços dos
combustíveis, para diferentes empresas e diferentes
intervalos de tempo.
Tentaremos também investigar a existência e a amplitude da
influência de variáveis que determinam o modelo low cost
sobre o custo em que as empresas efetivamente incorreram
ao longo de suas operações.
Ao longo da pesquisa, foram estudados dados sobre a
pontualidade e regularidade de vôos de cada empresa que
atua no mercado doméstico. Isto se faz essencial em um
mercado em que os dados são extremamente escassos, e estas
duas variáveis acabam se constituindo em um excelente
termômetro para aferir a qualidade do serviço prestado
pelas linhas aéreas. Estes dados podem, portanto, ser uma
evidência empírica forte de deslocamento entre o modelo de
operação low-cost, e o modelo de linhas aéreas
convencionais.
A história recente do mercado de aviação será levada em
conta para que possamos compreender melhor os fenômenos
regulatórios envolvidos no mercado doméstico de
aviação civil no Brasil. Ademais, serão fornecidas as
definições de algumas das variáveis que estão sendo
utilizadas no trabalho, para que, haja estabilidade na
metodologia.
Assim sendo, o trabalho se divide em três grandes partes.
A primeira delas versa sobre o modelo low-cost, uma breve
descrição sobre seus traços determinantes, suas
vantagens e desvantagens.
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