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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: O MERCADO DE AVIAÇÃO CIVIL DO BRASIL: O CASO DA GOL E PROJEÇÕES PARA O FUTURO PRÓXIMO
Autor(es): EDUARDO DA SILVA MOREIRA
Colaborador(es): JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador
Catalogação: 31/JUL/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10220@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10220
Resumo:
O propósito deste trabalho é, primordialmente, entender o fenômeno, as motivações e as implicações da nova estrutura de custos da Gol Linhas Aéreas. Uma vez que a análise do mercado de aviação civil no Brasil, nos últimos anos, não pode prescindir da coleta de dados de diversas variáveis relevantes do mercado, como custos, lucratividade, market share, receita, frota, passageiros, passageiros.km voados e passageiros.km pagos, este levantamento foi realizado, de modo que diversas tabelas e planilhas foram montadas. O trabalho, conforme pontuamos no trabalho anterior, envolve um estudo dos fatores determinantes dos custos e resultados de empresas aéreas do país. O fato de estarmos falando do mercado doméstico, e, portanto, amplamente condicionado pelos fatores macroeconômicos peculiares ao Brasil, (como a alta concentração de renda, que leva, por exemplo, a fração da utilização dos serviços de aviação civil por clientes corporativos a ser maior que no exterior), faz com que diversas conclusões do trabalho sejam bastante peculiares e distintas daquela que seríamos levados a tirar, caso partíssemos exclusivamente da experiência internacional no setor. Compreendendo a trajetória das empresas, poderemos rodar, sobre os dados disponíveis, algumas regressões, para entender, por exemplo, os efeitos da sazonalidade sobre os retornos do business aeroviário, a exposição dos custos das empresas ao câmbio e aos preços dos combustíveis, para diferentes empresas e diferentes intervalos de tempo. Tentaremos também investigar a existência e a amplitude da influência de variáveis que determinam o modelo low cost sobre o custo em que as empresas efetivamente incorreram ao longo de suas operações. Ao longo da pesquisa, foram estudados dados sobre a pontualidade e regularidade de vôos de cada empresa que atua no mercado doméstico. Isto se faz essencial em um mercado em que os dados são extremamente escassos, e estas duas variáveis acabam se constituindo em um excelente termômetro para aferir a qualidade do serviço prestado pelas linhas aéreas. Estes dados podem, portanto, ser uma evidência empírica forte de deslocamento entre o modelo de operação low-cost, e o modelo de linhas aéreas convencionais. A história recente do mercado de aviação será levada em conta para que possamos compreender melhor os fenômenos regulatórios envolvidos no mercado doméstico de aviação civil no Brasil. Ademais, serão fornecidas as definições de algumas das variáveis que estão sendo utilizadas no trabalho, para que, haja estabilidade na metodologia. Assim sendo, o trabalho se divide em três grandes partes. A primeira delas versa sobre o modelo low-cost, uma breve descrição sobre seus traços determinantes, suas vantagens e desvantagens.
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