Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CURVA DE PHILLIPS E REPASSE CAMBIAL PARA A INFLAÇÃO NO BRASIL
Autor(es): THEODORO FLEURY DE ALMEIDA ROCA
Colaborador(es): FERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 30/JUL/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10206@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10206
Resumo:
Com a mudança de regime cambial ocorrida em 1999, e a subseqüente implantação do sistema de metas de inflação, o controle de todas as variáveis que afetam a inflação passou a ser essencial para a condução da política monetária, e para o sucesso do sistema de metas de inflação. A taxa de câmbio é uma variável chave na determinação do nível de preços, principalmente no caso do Brasil, uma economia emergente, que apesar de ter um histórico relativamente curto de flutuação cambial já passou por diversos períodos de turbulência internacional, com conseqüências muitas vezes dramáticas para o seu Balanço de Pagamentos. As variações na taxa de inflação costumam ser modeladas através da curva de Phillips, que mede a inflação em função da inércia inflacionária, ou seja, o histórico de inflações passadas, de um componente de expectativa sobre a inflação futura, e de uma medida de nível de atividade, que visa captar a habilidade das firmas em repassar eventuais aumentos de custos. Se a economia está em expansão, é mais fácil para as firmas repassarem quase a totalidade desse aumento, enquanto que em épocas de recessão, as firmas absorvem esses aumentos de custos através da redução de suas margens de lucro, e não o repassam integralmente aos consumidores. A taxa de câmbio costuma entrar nesses modelos através de um termo que represente as suas variações, e cuja importância é dada exatamente pelo coeficiente de pass- through da taxa de câmbio para a inflação. O objetivo desta monografia de final de curso é tentar buscar a melhor especificação para modelar o efeito do câmbio sobre os preços, através de modelos derivados da curva de Phillips. Em particular procura-se mostrar, que a tanto a variável escolhida para medir o nível de atividade, quanto a sua forma de cálculo afetam de forma significativa a análise, que a curva de Phillips deve ser vertical no longo prazo, e que o valor do grau de repasse varia significativamente conforme o regime cambial.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF