Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A ENTRADA DO ÁLCOOL NA MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL E NACIONAL E OS IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Autor(es): AMABILE MILLANI REBESCHINI
Colaborador(es): JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - Orientador
Catalogação: 25/JUL/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10182@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10182
Resumo:
A priori, faz-se mister ressaltar que muito tem sido discutido quanto ao futuro do petróleo e seus derivados, dos quais podemos citar: a gasolina, o óleo diesel, o querosene e a nafta. O petróleo é o principal produto estratégico desde o final do século XIX e hoje, ele sustenta uma grande parte da matriz energética mundial. Porém, existem questões e incertezas em relação à longevidade das reservas petrolíferas existentes, e quais seriam os impactos na economia global desta possível futura escassez. Cabe destacar que os combustíveis fósseis, além de serem uma fonte de energia não renovável, estudos vêm analisando a sua possível influência no fenômeno conhecido como Efeito Estufa. Este fenômeno tem como conseqüência o aumento da temperatura no planeta o que no longo prazo poderiam causar mudanças desastrosas no ecossistema terrestre. Outro fato importante em relação ao petróleo que tem gerado impactos em diversos paises, ao longo da história, é a inconsistência crônica da sua cotação. Os paises do Oriente Médio, principais produtores de petróleo, têm suas histórias marcadas por constantes turbulências políticas. Estes movimentos repercutem diretamente no preço do barril de petróleo promovendo uma continua instabilidade na economia de varias nações. Hoje, cerca de 97%1 do transporte rodoviário no mundo é movido por combustíveis derivados do petróleo (gasolina e diesel), comprovando o altíssimo grau de dependência e vulnerabilidade mundial quanto ao futuro desta fonte de energia. È neste cenário que os biocombustíveis surgem como uma possível solução para está dependência. Entre os combustíveis oriundos da biomassa, o álcool combustível de cana-de-açúcar é o que apresenta melhores perspectivas no mercado internacional pelo fato de ser o produto mais barato entre os biocombustíveis. O Brasil, maior produtor de álcool, cana de açúcar e também detentor da mais avançada tecnologia para a produção e utilização do etanol, passa a ocupar um lugar de destaque no panorama mundial. Surge para o país a oportunidade de se tornar um importante exportador de energia para o mundo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF