Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: OS CONSTITUINTES DA MORAL: DO SISTEMA ÉTICO À SUA RELAÇÃO COM O DIREITO
Autor(es): THOMAZ ALVARES DE AZEVEDO E ALMEIDA
Colaborador(es): ANTONIO CARLOS DE SOUZA CAVALCANTI MAIA - Orientador
Catalogação: 18/JUL/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10153@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10153
Resumo:
A estória que contarei nesta monografia tem início com o aparecimento das primeiras moléculas replicadoras. Elas não eram nada mais complexas ou melhores que as outras, elas apenas tinham a capacidade de replicar. Como a seleção natural não tratou de acabar com elas, essas moléculas continuaram fazendo o que sabiam, e replicando- se sempre deram nos genes. Cada planta, cada animal, cada ser vivo foi construído pelos genes, mas não porque os genes queriam construir, simplesmente a replicação continua dos genes oposta pela seleção continua do mais apto levou a isso. É nesse mundo sem propósito que surge um certo primata, e com esse primata surge um novo replicador: o meme. A grosso modo, enquanto os genes construíram as máquinas de sobrevivência que caminham (ou não) pelo mundo, os memes construíram as idéias, mais especificamente: a moral. Este será o tema da primeira parte da monografia. Já na segunda parte da monografia, irei investigar o modo como diferentes genes encontraram para sobreviverem à seleção natural. Esta investigação abordará as capacidades, habilidades e formas de cooperação para vida em grupo. Isto feito, me voltarei para a forma como diferentes memes encontraram para sobreviverem à seleção natural: do sistema ético ao direito. Ora, neste mundo sem propósitos, seria um absurdo dizer que os constituintes da moral são os genes e memes, e que cabe ao Homem ser apenas o seu promulgador?
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF