Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: O RESSEGURO NO BRASIL
Autor(es): VIVIAN TRISTAO RIOS
Colaborador(es): GUILHERME VALDETARO MATHIAS - Orientador
Catalogação: 17/JUL/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10147@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10147
Resumo:
O presente trabalho se propõe a abordar o instituto do resseguro, tendo como foco a peculiaridade monopolista do mercado brasileiro e sua perspectiva de abertura. Para adequada compreensão do assunto, inicia-se o estudo pelos seus elementos fundamentais, o seguro e o risco. Em seguida, conceitua-se o resseguro, sendo ressaltada sua função primordial de pulverização de riscos, bem como, as outras formas de pulverização de riscos, o co-seguro, a retrocessão e os pools ressecuritários. Adiante, aborda-se os aspectos históricos e a evolução da atividade resseguradora no mundo e no Brasil. No capítulo subseqüente, destaca-se a importância das funções específicas do resseguro, a mercadológica, gerencial, financeira e educacional. A tipologia do resseguro, sob os aspectos técnicos e formas de contratação, é tratada junto com o novo tipo de resseguro, o financeiro. Posteriormente, volta-se ao estudo do direito no resseguro, foco relevante desse trabalho, sem, todavia, pretender esgotá-lo, face à abrangência e natureza internacional desse instituto. São abordadas a natureza jurídica do contrato de resseguro, os princípios essenciais que o regem, bem como a estrita relação jurídica entre o segurador e ressegurador. Por fim, enumera-se os principais fatos jurídicos e interesses envolvidos na quebra do monopólio, com a apresentação dos aspectos relevantes do resseguro constantes no novo Projeto de Lei Complementar.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF