Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A CONDIÇÃO JURÍDICA DO ESTRANGEIRO RESIDENTE NO BRASIL
Autor(es): ANNE ISHIKIRIYAMA
Colaborador(es): DANIELA TREJOS VARGAS - Orientador
Catalogação: 17/JUL/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10141@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10141
Resumo:
O tratamento concedido aos estrangeiros residentes em território nacional, figura, entre os aspectos mais relevantes, na determinação do grau de civilização e de humanitarismo daquele país. No Brasil, a lei 6.815 de 19 de Agosto de 1980 rege os institutos da Admissão e Entrada do Estrangeiro no território nacional, inspirando-se no atendimento à segurança nacional, à organização institucional e nos interesses políticos, socioeconômicos e culturais do Brasil, inclusive na defesa do trabalhador nacional. O presente estudo visa expor a condição jurídica do estrangeiro residente no Brasil, desde a sua entrada no país, analisando, assim, os seus direitos em território nacional. Expõe, ainda, no que tange a sua condição jurídica no país, a concessão de sua permanência, a transformação de vistos, bem como a prorrogação da sua estada. Ademais, analisa a concessão de registro profissional do estrangeiro temporário e os direitos do refugiado. Muito se discute sobre o projeto de lei do governo brasileiro, que, pretende aprovar junto ao Congresso Nacional, uma nova lei de imigração. O interessante é que o novo estatuto acompanha os avanços de leis brasileiras no que se refere as garantias individuais. Vale salientar que tal projeto consiste em desburocratizar e tornar mais flexível e abrangente a concessão de vistos, atraindo e facilitando o ingresso de estrangeiros no país.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF