Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: USABILIDADE DE INTERFACES PARA SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA WEB: ESTUDO DE CASO DE BIBLIOTECAS ON-LINE DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Autor: ROBSON LUIS GOMES DOS SANTOS
Colaborador(es): ANAMARIA DE MORAES - Orientador
Catalogação: 02/ABR/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9731&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9731&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9731
Resumo:
Interfaces desenvolvidas sem o atendimento aos requisitos de usabilidade levam a uma performance deficiente e a uma redução da qualidade da interação do usuário com um aplicativo. Dessa forma, pretendeu-se investigar quais os principais fatores que colaboram para a satisfação do usuário desse tipo de sistemas. O nível de usabilidade de uma interface é melhorado ao se considerar a satisfação do usuário, em uma abordagem que valorize a experiência de uso do produto. Foram analisadas interfaces de sistemas para recuperação de informação em acervos de bibliotecas universitárias federais brasileiras. Com o objetivo de colaborar para a melhoria da qualidade da interação do usuário de interfaces para sistemas de recuperação de informação bibliográfica na web, foi necessário selecionar duas interfaces para recuperação de informação na web; aplicar questionário de satisfação de usuário; realizar entrevistas qualitativas com profissionais; desenvolver um protótipo semi-funcional; realizar grupo de foco para avaliar o protótipo; aplicar questionário de satisfação de usuário com o protótipo; gerar recomendações para o projeto de interfaces de sistemas de recuperação de informação bibliográficas em bibliotecas on-line. Os resultados mostraram que as especificações de interface configuradas no protótipo apresentaram graus elevados de satisfação em praticamente todos os itens avaliados, o que permite dizer que possui bom nível de usabilidade ao atender positivamente aos três aspectos da usabilidade: efetividade, eficiência e satisfação.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
CAPÍTUTO 9 PDF    
CAPÍTULO 10 PDF    
CAPÍTULO 11 PDF    
CAPÍTULO 12 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF