Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O CONFORTO DA BICICLETA DE ESTRADA EM COMPETIÇÕES DE LONGA DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
Autor: RICARDO LINHARES
Colaborador(es): CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 15/DEZ/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9390&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9390&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9390
Resumo:
O ciclismo de estrada é um esporte que move milhões de pessoas em todo mundo, entre profissionais, amadores e entusiastas de final de semana. A literatura existente mostra que existem custos humanos relacionados à posição que os ciclistas adquirem enquanto pedalam. No Brasil existe muito pouca literatura sobre o assunto, e faz-se necessário aprofundar as pesquisas acadêmicas nesta área específica do ciclismo. A pesquisa parte do pressuposto que os atletas, na busca de melhores resultados, acabam deixando o conforto em segundo plano, o que acarreta em custos humanos que talvez pudessem ser evitados. A pesquisa foi conduzida durante provas de ciclismo de estrada, em diferentes estados do Brasil, onde inicialmente foi realizada uma observação assistemática das condições dos ciclistas durante uma prova. Em seguida foram aplicadas entrevistas com seis atletas. Estas entrevistas permitiram gerar um questionário que foi aplicado posteriormente com mais vinte ciclistas. Os resultados encontrados mostraram que existem custos humanos devido aos materiais empregados pelos ciclistas durante as provas, e que cerca de setenta por cento dos questionados sofre constantemente dores ao pedalar, principalmente na região lombar, nas costas, no pescoço e nas pernas. As informações levantadas servem de ponto de partida para pesquisas em áreas como Ergonomia, Design, Biomecânica e Medicina Esportiva.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF