Título: | FRUIÇÃO FONOGRÁFICA NA ERA DO STREAMING | ||||||||||||
Autor: |
RAFAEL DE OLIVEIRA PECANHA ORTMAN |
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Colaborador(es): |
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - Orientador ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - Coorientador |
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Catalogação: | 24/JUN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67111&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67111&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67111 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No final do século passado, a apropriação de duas novas tecnologias
pelo grande público desestruturaram a indústria fonográfica. Mas o compartilhamento generalizado de mp3 pela internet não impactaria somente o negócio das
grandes gravadoras, mas também a própria função da escuta musical. Mais móvel, extensa e flexível, a fonografia se torna virtualmente ubíqua, ganhando novas potencialidades, revelando outras aspirações por parte dos ouvintes. Por
mais de uma década, a audição de música gravada fica à margem da monetização institucional e sua experiência uma atividade sem um projeto específico por
parte da indústria. As plataformas de streaming de música, sob o pioneirismo do
Spotify, surgem nesse contexto, convertendo em serviço o que era produto e
concebendo um novo conceito para a experiência fonográfica. Nesse novo modelo de negócio, uma escuta musical de alto valor simbólico para fruição estética, objeto de interesse de um público aficionado, perde espaço para uma audição situada, funcional, em que a música associada à rotina e ao estado mental
do usuário agrega valor aos seus dados coletados no mercado de publicidade
programática. A perda de centralidade no público-alvo e a própria visão corporativa sobre a fonografia indica a alienação do fã de música pela própria indústria.
Esta pesquisa exploratória se destina a investigar como este nicho se sente com
relação ao atual contexto e de que forma ele contempla suas necessidades de
fruição fonográfica através de uma escuta dedicada. Para tal, além de uma revisão bibliográfica destinada a examinar a lógica sobre a qual as plataformas de
streaming operam, seu modelo de negócios e qual o papel do fã nesse cenário,
entrevistamos 40 indivíduos de 18 a 70 anos que se identificam como fãs de
música. Se nossa pesquisa de campo indicou que o referido nicho utiliza as plataformas para audição dedicada, é significativa a amostragem da utilização de
outros recursos, como a prevalência da mídia física, especialmente o vinil, e a
recorrência ao audiovisual para obter experiência estética.
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