Título: | RUMO A CIDADES MAIS INTELIGENTES: ESTRATÉGIAS PARA INTEGRAR DADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS POR MEIO DE PROCESSOS DE DESIGN PARTICIPATIVO | ||||||||||||
Autor: |
RAQUEL CORREA CORDEIRO |
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Colaborador(es): |
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - Orientador |
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Catalogação: | 28/MAI/2024 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66836&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66836&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66836 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O conceito de cidades inteligentes é frequentemente associado a avanços
tecnológicos, porém também abrange aspectos do bem-estar dos cidadãos e a
sustentabilidade. A crescente disponibilidade de dados digitais resulta em um foco
excessivo na tecnologia, negligenciando a participação cidadã e subutilizado
consequentemente o potencial dessas informações. A nossa hipótese é que o design
pode facilitar o acesso a dados urbanos complexos por meio de narrativas baseadas
em dados e de processos participativos com a população. Logo, testamos um processo
de co-design utilizando métodos mistos para analisar o comportamento de
mobilidade. Estruturada em duas fases, a pesquisa inicialmente explorou projetos de
mobilidade, analisando relatórios da iniciativa Civitas e entrevistando profissionais
atuantes na área. Os desafios e soluções identificados foram testados na segunda fase,
usando métodos como coleta de dados abertos municipais, diário de uso e análise de
sentimentos em redes sociais. Por fim, foi realizado um workshop de co-design
usando ferramentas de visualização de dados para co-analisar a relação dos efeitos
meteorológicos na mobilidade urbana. Os resultados destacam o potencial do
designer como mediador, com participantes relatando facilidade para analisar
volumes substanciais de dados e considerando a proposta inovadora e agradável.
Pesquisas futuras poderiam avaliar a compreensão dos dados pelos participantes. A
contribuição desta tese reside em um processo de co-design que pode incluir diversos
atores, como governo, setor privado e cidadãos, utilizando ferramentas de narrativas
baseadas em dados, aplicáveis a quaisquer projetos com vasto volume de informação.
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