Título: | ILHAS DE CALOR: ANÁLISE E ESTRATÉGIAS PARA MITIGAÇÃO DOS EFEITOS NO ESTACIONAMENTO DO BARRASHOPPING NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
GUILHERME LEONE SANTOS |
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Colaborador(es): |
MARCELO ROBERTO VENTURA DIAS DE MATTOS BEZERRA - Orientador |
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Catalogação: | 25/ABR/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66499&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66499&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66499 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os padrões atuais de desenvolvimento urbano produzem uma série de
impactos, que acarretam em consequências para o clima das cidades. A falta de um
planejamento atento à questão ambiental, vem ocasionando problemas na qualidade
de vida humana, tal como o desenvolvimento do fenômeno das Ilhas de calor
urbanas (ICU). Diante desta problemática, este estudo analisa a evolução do
fenômeno no estacionamento do BarraShopping (Barra da Tijuca, Rio de Janeiro),
com o enfoque na mitigação das Ilhas de calor em estacionamentos a nível de escala
microclimática, objetivando o desenvolvimento de soluções que visam melhorar o
desempenho ambiental do meio urbanizado. A metodologia da pesquisa foi
desenvolvida com base no referencial teórico, na análise de temperaturas de
superfície, com utilização de imagens de satélite para delimitação do local de estudo
e visitas ao local a fim de registrar as temperaturas durante as horas mais quentes
do dia. Após a análise das medições, conclui-se que fatores como a alta densidade
construída, a falta de vegetação e grande quantidade de materiais de superfície com
alta absorção de radiação solar acarretam mudanças nos elementos climáticos
aumentando a temperatura. Diante desses dados, foi possível traçar estratégias para
a mitigação do fenômeno, como a combinação da mudança de pavimentos e
inserção de arborização, respondendo melhor à redução de temperatura de
superfície.
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