Título: | A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO NAS IMAGENS DA CAMPANHA ANTITABAGISTA: UM ESTUDO DE CASO DAS EMBALAGENS DE CIGARRO DISPONÍVEIS NO MERCADO NACIONAL A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2002 | |||||||
Autor: |
ROSANE VASCONCELOS ZANOTTI |
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Colaborador(es): |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador |
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Catalogação: | 17/JUN/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6598&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6598&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6598 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde,
adotou uma forte
política de combate ao tabagismo nos anos 90, através de
programas educativos e
de ações legislativas que, além de determinar locais
específicos para a venda e o
uso do cigarro, regulamentam também questões ligadas à
publicidade e às
informações transmitidas ao usuário nas embalagens dos
produtos derivados do
tabaco. Com base na teoria dos signos de Charles Sanders
Peirce, foi realizado um
estudo das imagens fotográficas usadas pela campanha do
governo nas
embalagens de cigarro e, verificadas suas possibilidades
de leitura. Utilizando o
Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS), foi
investigado,
também, junto aos usuários se essas imagens cumprem com
seu objetivo
comunicacional. Este trabalho pretende oferecer aos
designers alguns subsídios
para a utilização de imagens fotográficas, de forma
consciente e coerente com os
objetivos comunicacionais dos projetos.
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