Título: | CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA | |||||||
Autor: |
WILSON DE MORAES NOBRE JUNIOR |
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Colaborador(es): |
ANAMARIA DE MORAES - Orientador ANA BEATRIZ SOARES MONTEIRO - Coorientador |
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Catalogação: | 14/ABR/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6332&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6332&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6332 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação tem como hipótese que as deficiências de
projeto do cinto e
do habitáculo traseiros dos automóveis de passeio, do ponto
de vista ergonômico,
causam desconforto e constrangimento no uso ordinário do
cinto de segurança,
provocando seu uso errado, sua rejeição, e sujeitando os
passageiros, em caso de
acidentes, a lesões e à morte. Sobre a importância do uso
do cinto, especialmente
o do banco traseiro, se explica o conceito e a magnitude
das forças envolvidas na
proteção dos ocupantes de um veículo. Se mostra que a
história da legislação do
cinto está muito relacionada com a evolução do produto,
exceto no Brasil. Faz-se
uma análise do ergodesign dos componentes do cinto, seus
complementos e
suplementos, em particular do ergodesign destes no
habitáculo traseiro dos carros
mais vendidos. As entrevistas com vítimas de acidentes no
banco traseiro, com
taxistas e com o bombeiro aposentado serviram de apoio para
a confirmação da
hipótese. O registro, em vídeo, do comportamento real dos
passageiros, em
conjunto com as respostas dos questionários aplicados aos
mesmos, também
ratificaram boa parte dos problemas ergonômicos detectados
nesse estudo, cujas
principais causas são: ausência de dispositivo emergencial
de soltura, ausência do
dispositivo retrator, ausência do dispositivo pré-
tensionador, falta de mais pontos
de ancoragem (fixação) do cinto, e presença do ocupante
central. Conclui-se que,
para reduzir lesões e mortes dos usuários de automóvel, nos
corriqueiros
acidentes, é urgente estender as boas soluções de alguns
carros a todos os demais
e reformular a respectiva legislação.
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