Título: | PODCASTS: O QUE OS TORNA EDUCATIVOS? | ||||||||||||
Autor(es): |
CINTIA COSTA BARRETO |
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Colaborador(es): |
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 23/MAR/2023 | Idioma(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62056 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As tecnologias digitais vêm sustentando profundas transformações em todas
as atividades humanas. Novas formas e novos veículos de comunicação surgiram,
dentre eles o podcast, uma mídia em expansão que oferece muitas possibilidades
para a educação. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como se constituem
os podcasts que se apresentam como educativos; e, como objetivos específicos:
compreender a razão e/ou a motivação para sua criação; categorizar seus temas e
formatos; identificar quem os criou e qual o seu público-alvo; e, investigar como se
viabilizam financeiramente. A pesquisa se balizou em estudos sobre os
entrelaçamentos da mídia com a vida cotidiana, explorando, em particular, o
conceito de midiatização. Pautou-se, também, no campo dos Estudos Críticos da
Educação e Tecnologia, tendo como preocupação o uso indiscriminado de
tecnologias na educação, para que não seja visto como uma panaceia para os
problemas da educação. A podosfera configurou-se como campo empírico desta
pesquisa documental, que utilizou materiais livres e abertamente disponíveis. As
características dos dois podcasts selecionados atenderam aos três critérios
estabelecidos para a composição do corpo empírico: sem vínculo com instituições;
produzidos somente em formato de áudio; e, com alusão à educação em suas
autodescrições. Os achados apontam para uma reformulação do que se pensa ser
educativo pelos dois principais grupos de atores do processo, apresentadores e
ouvintes. A conclusão sugere a necessidade de se promover, no âmbito acadêmico,
mais debates que ponderem criticamente o uso de tecnologias na educação, no
entanto, sem desconsiderar as possibilidades educacionais proporcionadas pela
mídia podcast e pelos podcasters e suas metodologias de ensino.
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