Título: | ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO DOS DESENVOLVEDORES VERSUS O MODELO MENTAL DOS USUÁRIOS, TENDO COMO FOCO O MODELO MENTAL DOS USUÁRIOS; TENDO COMO FOCO A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO DE WEBSITES | |||||||
Autor: |
RENATA ZILSE PEREIRA BORGES |
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Colaborador(es): |
ANAMARIA DE MORAES - Orientador |
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Catalogação: | 02/JUL/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5128&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5128&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5128 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A presente pesquisa de mestrado busca entender a
Arquitetura da Informação de sistemas hipertextuais - onde
o atual processo de desenvolvimento considera
equivocadamente os usuários - usando como estudo de caso
websites de universidades cariocas. Objetiva-se com a
pesquisa melhorar a usabilidade de websites, facilitando a
navegação e localização de informações por parte das
pessoas que interagem com o sistema hipertextual, apontando
implicações para a Arquitetura da Informação. Alguns
métodos e técnicas foram usados, em quatro etapas:
1. Através de Pesquisa Exploratória, buscou-se perceber o
que pensam os desenvolvedores sobre a construção de um
website universitário e, de outro lado, a experiência
vivida pelos usuários em sites desta natureza;
2. Através da Ergonomia Participativa, buscou-se conceber a
Arquitetura da Informação de um website universitário:
2.2 Eliciando o Modelo Mental dos usuários com relação à
organização e agrupamento da informação;
2.3 Conhecendo a tarefa de navegação e mapeando seus fluxos;
3. Através da Análise Ergonômica da Tarefa, buscou-se
avaliar a Arquitetura da Informação dos sites selecionados
no estudo de caso;
4. Com a Avaliação de Especialistas, comparou-se os
resultados dos métodos da Etapa 2 com a Arquitetura da
Informação encontrada nos websites universitários
selecionados como estudo de caso.
Confirma-se a hipótese da pesquisa, atestando que as
soluções de Arquitetura da Informação propostas pelos
desenvolvedores não facilitam o uso do sistema, onde o
usuário não consegue executar facilmente a tarefa desejada.
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