Título: | A REPRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PRODUTO: MEIOS TRADICIONAIS E O USO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA | |||||||
Autor: |
HELENA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE |
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Colaborador(es): |
REJANE SPITZ - Orientador |
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Catalogação: | 27/NOV/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4209&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4209&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4209 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Representações gráficas bidimensionais - tais como o
desenho - e modelos tridimensionais físicos (maquetes, mock-
ups ou protótipos) são recursos tradicionalmente utilizados
por designers para comunicar a idéia de um projeto. Com a
crescente inserção do computador no cotidiano e o
desenvolvimento do CAD (Computer Aided Design), as áreas
projetuais ganharam mais um recurso de representação
gráfica: o desenho auxiliado por computador. Diante deste
panorama, esta pesquisa procurou investigar junto a alunos
e professores do curso de Desenho Industrial com
Habilitação em Projeto de Produto do Departamento de Artes
e Design da PUC-Rio como se dá a representação e
apresentação de seus projetos. A partir da análise do
discurso dos entrevistados verificou-se a necessidade de se
investigar não só como as diferentes habilidades e
processos de representação bidimensional e tridimensional
da idéia são utilizadas em paralelo, tais como a habilidade
em desenhar à mão, a elaboração de modelos físicos, e a
modelagem digital, mas também de se dar o devido destaque
ao questionamento, por parte dos entrevistados, da
estrutura curricular atual do curso, e sua demanda por
novas frentes de atuação da disciplina de Computação
Gráfica, de forma a permitir maior capacitação profissional
aos alunos de projeto de produto.
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