ETDs @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: NIETZSCHE COMO SE SEM METÁFORA: MENTE, CORPO, DOENÇA E SAÚDE NA OBRA NIETZSCHIANA
Autor(es): FELIPE GUSTAVO ALVES MOREIRA
Colaborador(es): KATIA RODRIGUES MURICY - Orientador
Catalogação: 16/AGO/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34807@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34807@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34807
Resumo:
A dissertação pretende estudar a relação entre a resposta nietzschiana para o problema mente e corpo e as suas concepções de doença e saúde. Nesse trabalho, os intérpretes de Nietzsche serão divididos em três linhas de pesquisa: Metafísica, Ficcionalista e Naturalista. Argumentar-se-á que a posição de Nietzsche sobre esse tema está paradoxalmente suspendida entre o Ficcionalismo (como se) e o Naturalismo (sem metáfora) e que, por conta disso, é difícil identificá-la à Metafísica. O argumento que será desenvolvido é que embora Nietzsche seja um monista, o seu monismo implica um dualismo descritivo: i.e., para expressar essa identidade, Nietzsche adota dualisticamente tanto uma descrição fisiológica / natural, quanto uma descrição psicológica / ficcional. Essa posição será chamada de Monismo Natural Ficcionalista e tentar-se-á mostrar que ela é correlata a concepções fisio-psicológicas de doença e saúde.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, NOTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA E EPÍGRAFE PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF