Título: | DESIGN SOCIAL E PRODUÇÃO DISTRIBUÍDA DE PRODUTOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE PARA ATENÇÃO BÁSICA: O CASO DO CALÇADO ESCOLAR | ||||||||||||
Autor: |
RONISE FERREIRA DOS SANTOS |
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Colaborador(es): |
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA - Orientador LIA BUARQUE DE MACEDO GUIMARAES - Coorientador |
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Catalogação: | 28/JUN/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26700&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26700&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26700 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Sob a perspectiva do design social, esta tese desenvolveu um sistema de
projetação e produção distribuída (SPPD) que congrega a indústria e os meios de
produção local como solução para a produção e distribuição de produtos
(basicamente de segurança, higiene, proteção da saúde, auxilio na vida diária.
vestuário, educação e lazer) de média complexidade para atenção básica em
territórios diversos. A pesquisa iniciou pela revisão teórica sobre a dimensão da
inovação tecnológica social (ITS) e as estratégias do design social para a
formação de rede de atores sob a lógica da THDS (Tríplice Hélice Dupla
complementares para a sustentabilidade). Na sequência, foi realizada uma
investigação sobre as experiências projetuais do design social, brasileiras e
holandesas, e as do movimento de tecnologia social no Brasil. Por fim, foi
desenvolvido o SPPD que visa a união de empresas e artesãos para produção
territorializada de forma a atender suas demandas utilizando recursos locais e
assim impulsionar o desenvolvimento local. O SPPD valoriza a atuação
governamental ou de agentes sociais como impulsionador da demanda, e depende
da constituição de um capital social e produtivo com agentes locais, que se
mostrou o maior desafio do sistema. Quando aplicado ao calçado escolar, o SPPD
evidenciou o papel crucial do designer para atender os parâmetros da projetação e
produção distribuída em função das particularidades de cada local.
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