Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESIGN E ENVELHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE AÇÕES PROJETUAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA VELHICE
Autor: RENATA DE ANDRADE MARQUES PEREIRA
Colaborador(es): VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador
Catalogação: 07/MAI/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24542&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24542&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24542
Resumo:
Este trabalho é uma investigação sobre o potencial do Design promover a diversidade, os ganhos e as possibilidades da velhice e partiu da constatação de que, apesar de plurais, os idosos são – em geral – tratados de forma homogênea e associados a produtos e serviços que ressaltam os aspectos negativos do avanço da idade, como bengalas e asilos. A abordagem sobre o tema se deu a partir de pesquisa bibliográfica e observação participante junto a idosos, e teve como principais condutores Simone de Beauvoir – autora de A velhice, obra que retrata a condição do idoso sob o ponto de vista histórico, biológico e social –, Mirian Goldenberg – autora de A bela velhice – e Celso Sá – que trata da teoria da Representação Social: base para a elaboração de um exercício projetual que verifica como os idosos são representados socialmente por produtos e serviços. A investigação sobre o potencial do Design de contribuir com novas formas de ver e viver a velhice foi baseada em coleta de ações projetuais em prol de idosos realizada a partir da criação de grupos de interesse com pesquisadores do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento e do International Longevity Center- Brazil e alunos de Ciências Sociais e de Design, entre outros. Os exemplos coletados foram organizados em categorias, com base no estudo de Mihaly Csikszentmihalyi sobre a forma que as pessoas constroem significados em seus ambientes familiares por meio de artefatos e nas perspectivas do Design Emocional identificadas por estudos desenvolvidos no laboratório Design Memória e Emoção. Observou-se a existência de dois grandes grupos: (1) o das coisas de velho, que focam as limitações e perdas da velhice e tratam os idosos como um grupo homogêneo, e (2) o das coisas do novo velho, que atendem a demandas variadas por meio de formas igualmente variadas. Ao final, conclui-se que, a construção da nova velhice está intrinsecamente ligada à visão daqueles que projetam produtos e serviços e às ações que pretende-se favorecer: dançar, namorar, trabalhar, viajar, viver.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF