Título: | DESIGN E ENVELHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE AÇÕES PROJETUAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA VELHICE | |||||||
Autor: |
RENATA DE ANDRADE MARQUES PEREIRA |
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Colaborador(es): |
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador |
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Catalogação: | 07/MAI/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24542&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24542&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24542 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho é uma investigação sobre o potencial do Design promover a diversidade, os ganhos e as possibilidades da velhice e partiu da constatação de que, apesar de plurais, os idosos são – em geral – tratados de forma homogênea e associados a produtos e serviços que ressaltam os aspectos negativos do avanço da idade, como bengalas e asilos. A abordagem sobre o tema se deu a partir de pesquisa bibliográfica e observação participante junto a idosos, e teve como principais condutores Simone de Beauvoir – autora de A velhice, obra que retrata a condição do idoso sob o ponto de vista histórico, biológico e social –, Mirian Goldenberg – autora de A bela velhice – e Celso Sá – que trata da teoria da Representação Social: base para a elaboração de um exercício projetual que verifica como os idosos são representados socialmente por produtos e serviços. A investigação sobre o potencial do Design de contribuir com novas formas de ver e viver a velhice foi baseada em coleta de ações projetuais em prol de idosos realizada a partir da criação de grupos de interesse com pesquisadores do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento e do International Longevity Center- Brazil e alunos de Ciências Sociais e de Design, entre outros. Os exemplos coletados foram organizados em categorias, com base no estudo de Mihaly Csikszentmihalyi sobre a forma que as pessoas constroem significados em seus ambientes familiares por meio de artefatos e nas perspectivas do Design Emocional identificadas por estudos desenvolvidos no laboratório Design Memória e Emoção. Observou-se a existência de dois grandes grupos: (1) o das coisas de velho, que focam as limitações e perdas da velhice e tratam os idosos como um grupo homogêneo, e (2) o das coisas do novo velho, que atendem a demandas variadas por meio de formas igualmente variadas. Ao final, conclui-se que, a construção da nova velhice está intrinsecamente ligada à visão daqueles que projetam produtos e serviços e às ações que pretende-se favorecer: dançar, namorar, trabalhar, viajar, viver.
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