Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTIMATIVA DO IMPACTO NO CONSUMO DE ENERGIA CAUSADO PELO STANDBY DOS APARELHOS ELETROELETRÔNICOS
Autor: BRUNO FARIAS DANTAS
Colaborador(es): REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
RODRIGO FLORA CALILI - Coorientador
Catalogação: 16/ABR/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24458&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24458&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24458
Resumo:
Através da função standby, um aparelho elétrico sai do seu modo de operação principal (em funcionamento); mas permanece ligado assumindo uma função em espera com o objetivo de economizar energia elétrica, até que o consumidor volte a utilizar o equipamento. Nesta dissertação é apresentada a estimativa do consumo de energia com o uso do standby em aparelhos elétricos de utilização doméstica; e o impacto financeiro deste desperdício para a população. O estudo foi motivado como forma de contribuir para o real entendimento deste consumo e oferecer subsídios que sirvam de alerta; visto que há um aumento da presença da tecnologia standby nos aparelhos existentes, e surgimento de novos equipamentos que possuem um consumo ocioso (quando não estão em funcionamento), podendo este cenário estar indo no caminho contrário às políticas atuais de conservação de energia. Para a estimativa, inicialmente foram utilizadas informações de Pesquisas de Posses e Hábitos de uso (PPH) de aparelhos elétricos para se traçar um panorama da forma como cada aparelho é utilizado sobre o modo de operação standby; em seguida coletaram-se informações de consumo de energia elétrica obtidas através de medições dos próprios equipamentos elétricos, onde foi identificado que o aparelho de TV por assinatura é o grande vilão do consumo ocioso em standby. O último passo foi extrapolar as informações estimadas para uma concessionária local e para o Brasil, e simular o desperdício de energia elétrica com o consumo do standby nos aparelhos elétricos de uso doméstico, chegando-se ao resultado de 1,6 TWh/ano de desperdício alocado aos consumidores residenciais do Brasil, o que representa 1,9 porcento do volume de vendas de energia no segmento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF