Título: | MEDIAÇÕES DO DESIGN NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES DE JOGOS INFANTIS ONLINE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DANIELA DE CARVALHO MARÇAL |
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Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador ALEXANDRE FARBIARZ - Coorientador |
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Catalogação: | 18/OUT/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18514 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A interação da criança com a tecnologia há muito se faz presente nas
sociedades, não sendo então uma característica específica da sociedade
contemporânea. O fato de as crianças estarem cada vez mais cedo dominando e
interagindo com tecnologias complexas em situações que até então eram restritas
ao universo adulto, como por exemplo a internet, mostra-se mais evidente na
sociedade atual. Partimos do entendimento de que as novas tecnologias estão
mudando os modos de constituição e desenvolvimento das relações sociais e
também seus modos de significação. Nos aproximamos da criança inscrita na
contemporaneidade por, a partir dela, estar criando sua identidade e se tornando
sujeito desta sociedade. Esta pesquisa tem como tema central questões
relacionadas ao papel do designer como mediador nos processos de
desenvolvimento da linguagem, identidade e da produção de sentidos na interação
da criança com interfaces de jogos infantis online. A partir da observação de um
grupo de crianças entre 10 e 11 anos, moradores das comunidades da Rocinha e
Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, durante suas atividades no projeto intitulado
Khouse do Departamento de Informática da PUC-RIO, discutimos questões
relativas ao papel do designer enquanto produtor cultural participante na
proposição de modos linguísticos de produção de sentidos. Concluímos
entendendo o papel do design como mantenedor de mitos e esteriótipos e
indicamos ser vital refletir sobre seu lugar como promotor de novos conceitos e
aquisições de conhecimentos da criança em sua relação com a internet.
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