Título: | METODOLOGIA PARA CARACTERIZAÇÃO DE FORNECEDORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS INOVADORES NO SETOR ELÉTRICO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA | |||||||
Autor: |
FELIPE KOVAGS PINTO |
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Colaborador(es): |
ANTONIO JOSE JUNQUEIRA BOTELHO - Orientador |
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Catalogação: | 25/MAR/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17127&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17127&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17127 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O novo manual do programa de Pesquisa e Desenvolvimento P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel de maio de 2008 expandiu o escopo da P&D para incluir duas novas fases a cadeia de inovação: lote pioneiro e inserção no mercado, passando assim a apoiar a inovação dos produtos desenvolvidos no marco do programa. O objetivo desta dissertação é elaborar uma metodologia de identificação de fornecedores do segmento de distribuição do setor elétrico com potencial para o desenvolvimento de produtos inovadores no marco do programa de P&D Aneel. A motivação para esse estudo foi a necessidade no novo regime de P&D Aneel de se adicionar aos executores, além das universidades e ICTs, fornecedores para realizar inovações de produto a partir dos resultados dos projetos de P&D. Assim, o fornecedor tornou-se o ator crítico para os projetos de P&D Aneel que visam chegar à fase de comercialização, caracterizando uma inovação. Pois não compete às universidades produzir produtos para o mercado e tampouco ICTs possuem a competência para produzi-los em grande escala e com um custo favorável para comercialização. A metodologia central da pesquisa foi baseada em um questionário enviado aos fornecedores, com o objetivo de identificar as capacidades, habilidades e conhecimentos que um fornecedor deve ter para desenvolver uma inovação de produto. Esses critérios foram por sua vez estabelecidos através da análise da caracterização da inovação do manual Aneel e baseados nos questionários da PINTEC. A partir dos resultados obtidos, foi proposta uma metodologia de identificação de fornecedores do segmento de distribuição do setor elétrico por meio da elaboração de um sistema de indicadores. Finalmente, a dissertação irá contribuir para aproximação da indústria ao programa de P&D Aneel, colaborando para o avanço tecnológico e o desenvolvimento econômico do país.
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