Título: | OLHARES DO DESIGN SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ROMULO MIYAZAWA MATTEONI |
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Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador LUIZA NOVAES - Coorientador |
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Catalogação: | 11/AGO/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16124&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16124&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16124 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente pesquisa propõe uma análise de livros didáticos de língua
portuguesa incluídos no Guia do Livro Didático distribuído pelo MEC para os
estabelecimentos de ensino. Visa-se a lançar um olhar que possibilite discussões
sobre os mecanismos de avaliação governamentais atuais, o uso da imagem nos
livros didáticos, a inserção de outros gêneros discursivos em seu conteúdo e,
essencialmente, sobre os lugares do Design junto a produção de livros didáticos
no Brasil. Entendendo o objeto de estudo como um gênero discursivo formado por
extratos de outros suportes são examinados os pontos que condicionam sua
produção, tanto em relação aos objetivos de seu conteúdo - os Parâmetros
Curriculares Nacionais -, quanto em relação a sua legitimação enquanto produto
didático - Programa Nacional do Livro Didático. Usando teorias sobre gramática,
sintaxe visual e multiletramento, na perspectiva do Design na leitura, prioriza-se a
análise do livro de língua portuguesa, tanto por ser o principal suporte didático
para o desenvolvimento de competências leitoras, quanto por desenvolver tais
competências a partir da representação de diversos outros suportes de leitura em
seu interior. Como objeto multimodal, resultado da conjugação de linguagem
visual e verbal, o livro necessita da participação do designer num trabalho
multidisciplinar. Ao examinar as condições de legitimação que definem
condições de produção e as amostras de coletâneas em circulação no mercado,
conclui-se que há um hiato entre mercado, órgão de avaliação governamental e
formação em Design que impede o desenvolvimento de projetos gráficos que
explorem substancialmente os parâmetros, que possibilitem uma avaliação que
atenda a demanda de uma contemporaneidade imagética e que perceba o
profissional em Design não como um finalizador, mas como um agente co-autor
presente em todas as etapas de planejamento e produção no mercado editorial para
o livro didático no Brasil.
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