Título: | O BOM, O MAU E O FEIO: O DESIGN GRÁFICO DA INDÚSTRIA DO SKATE | |||||||
Autor: |
TIAGO CAMBARA AGUIAR |
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Colaborador(es): |
ALBERTO CIPINIUK - Orientador |
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Catalogação: | 11/AGO/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12040@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12040@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12040 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O design gráfico de linguagem singular desenvolvido na
indústria do skate é o objeto de estudo desta dissertação,
que procura definir quais são as suas particularidades e
que fatores as determinam. O objetivo da pesquisa é estudar,
por meio de uma bibliografia selecionada, análise gráfica
do material coletado e realização de entrevistas, o
contexto a partir do qual se criou esta linguagem
gráfica e como ela se estabeleceu, partindo da premissa que
a conjuntura em que o skate é praticado é responsável pela
formação de um perfil próprio dos skatistas, o
qual é expresso através deste design gráfico. Assim, a
observação do perfil dos praticantes de skate e do
cotidiano da prática deste esporte permitiu que se fizesse
associações com as características encontradas nos designs
gráficos dos produtos da sua indústria e então compreender
o porquê do simbolismo criado e dos estilos artísticos
empregados. A pesquisa também institui uma analogia entre a
organização dos skatistas em um grupo independente e a
criação de um campo artístico e intelectual autônomo,
conforme defendido por Pierre Bourdieu. Essa
analogia facilita o entendimento da intensa ligação que
existe entre skate e arte, evidenciada, entre outras
coisas, pela qualidade do design gráfico relacionado com
este esporte.
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