Título: | O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBO | |||||||
Autor: |
ROGERIO DE ABREU DORNELES |
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Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador |
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Catalogação: | 11/JAN/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11172&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11172&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11172 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Em sua origem, o termo vinheta designava representações
visuais de caráter
simbólico que ornamentavam as iluminuras. As vinhetas
ganham identidade
gráfica com o aparecimento da imprensa. A vinheta será uma
das primeiras
manifestações da programação visual - tendo sua origem nas
iluminuras. No
início do século XX, a linguagem cinematográfica
incorporou as vinhetas, tanto
como recurso para a abertura dos filmes quanto para os
cartazes que passavam
informações escritas entre as diferentes seqüências, no
cinema mudo. Originárias
das aberturas de filmes, as vinhetas de abertura da
teledramaturgia da TV Globo
apresentam uma linguagem específica, cujo teor estético
pode ser relevante.
Enquanto nos filmes o espectador vê as vinhetas de
abertura apenas uma vez, na
televisão as vinhetas são repetidas a cada programa ou a
cada capítulo da
telenovela, o que permite uma outra espécie de
envolvimento. O telespectador é
capaz de perceber melhor as vinhetas de abertura das
telenovelas dada a sua
repetição; poderá analisá-las e, então interpretá-las.
Nesse caso, o caráter estético
das vinhetas pode ser mais bem avaliado, uma vez que a
repetição propicia a
existência maior das imagens, liberta, portanto, da
imediaticidade do instante da
apresentação única do cinema. A cada repetição, o olhar do
telespectador encontra
novas possibilidades de associações, que lhe permitem
fazer inferências
significativas, bastante próximas às de um trabalho
interpretativo do espectador
diante de uma obra de arte. Após as primeiras vinhetas
criadas pelo videographics
(Departamento de criação e produção em Design da TV
Globo), o Brasil tem se
destacado mundialmente em termos de produção de vinhetas
televisuais.
Atualmente, o refinamento das técnicas permite efeitos
diversificados, com
movimentos rápidos, com a ilusão da tridimensionalidade,
com as metamorfoses
das imagens, grafismos, jogos cromáticos e sonoros - todos
eles, entretanto,
dependentes da supervisão e do envolvimento de um
designer, que acrescenta uma
dimensão poética aos efeitos programados pelo computador.
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