Título: | CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES PARA UMA PROPOSTA DE CURSO DE MESTRADO STRICTO SENSU EM DESIGN A DISTÂNCIA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
PATRICIA CASTRO FERREIRA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador CELSO BRAGA WILMER - Coorientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 19/OUT/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10730&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10730&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10730 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A área de ensino vem passando por uma grande transformação
com o
desenvolvimento da infra-estrutura da telecomunicação
mundial, na qual o
elemento fundamental consiste na difusão e utilização das
Tecnologias da
Informação e da Comunicação (TIC) como uma nova ferramenta
para a educação
a distância. As tecnologias digitais são poderosos
recursos educacionais que
podem proporcionar inovações na área de ensino em Design,
visando, entre outros
fins, criar núcleos de desenvolvimento de pesquisa pelo
País. Neste sentido, esta
dissertação tem por tema a Educação a Distância e sua
aplicação em Programas de
Pós-graduação stricto sensu em Design, em nível de
mestrado, e teve por objetivo
descrever princípios e critérios para a estruturação de um
curso de mestrado nesta
modalidade, utilizando as potencialidades da Internet.
Para tanto, apresenta
considerações referentes ao planejamento de projetos
educacionais a distância,
com foco em aspectos pedagógicos desta modalidade de
educação, bem como
modelos metodológicos de projetos desta natureza. Aborda
questões de infraestrutura
tecnológica e recursos humanos envolvidos neste processo,
além de
apresentar relatos de experiências de projetos de educação
a distância em
instituições de ensino brasileiras. A educação online traz
características próprias
que impõem uma nova logística e, em decorrência deste
fato, cresce a
preocupação em definir com critérios específicos estes
novos espaços, onde a
comunicação deve se dar de forma interativa e dinâmica.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|