Título: | LIVRO DE GUARANI FEITO POR JURUÁ: REFLEXÕES ACERCA DO DESIGN DO LIVRO E DA LEITURA A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE GUARANI | |||||||
Autor: |
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO |
|||||||
Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador JACKELINE LIMA FARBIARZ - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 15/AGO/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10352&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10352&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10352 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O design do livro é uma arte invisível? Depende do leitor.
Mas como este
leitor é considerado pelos designers de livros? Esta
questão é o ponto de partida
deste estudo, que busca investigar como o designer pode
participar do processo
de formação de escritores e leitores, compreendendo a
inserção do Design,
enquanto campo de vocação interdisciplinar, em projetos em
que há a
predominância do hibridismo, da mescla de vozes e da
mescla de
identidades.Sabendo que os designers de livro servem a
três clientes: autor, leitor
e editor, é verificado que apenas autor e editor
interferem diretamente no
trabalho do designer, enquanto este profissional considera
o leitor apenas por
uma noção pré-concebida. Desta forma, questiona-se a
ausência do leitor nos
projetos de design do livro,ao mesmo tempo em que se
propõe a noção de
Design da Leitura.O estudo considera as teorias que tratam
da recepção e
mediação da leitura, como em Chartier, e utiliza-se de um
exercício etnográfico
sobre os encontros presenciais do Projeto de Escolarização
dos Agentes de
Saúde voltado para o agentes Guarani das aldeias de Itaxi,
Araponga, Sapukai e
Rio Pequeno, na região de Angra dos Reis e Paraty. A
partir da observação das
práticas da leitura do grupo Guarani são levantadas
questões para pensar uma
abordagem que contemple as características destes
leitores. Portanto, ao
reconhecer a importância do leitor e das mediações, o
Design da Leitura
contempla também o letramento, ao tentar contribuir tanto
para a alfabetização
como para a formação das práticas sociais de leitura e
escrita.
|
||||||||