Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CONTRIBUIÇÃO À INTEGRAÇÃO A VIDA MODERNA DA POPULAÇÃO ENVELHECIDA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DOS TERMINAIS DE AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIOS
Autor: RENATO LUIZ ZINEZZI CASSEB
Colaborador(es): ANAMARIA DE MORAES - Orientador
Catalogação: 13/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10316&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10316&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10316
Resumo:
Apesar do constante avanço do envelhecimento populacional brasileiro, a sociedade tende a desestimular a participação da população envelhecida nos processos sócio-econômicos e culturais de produção e nos processos de decisão e integração da sociedade. Esta pesquisa pretende contribuir a integração da população envelhecida sugerindo recomendações que adaptem os terminais de auto-atendimento bancários às suas características físicas, cognitivas e culturais. A pesquisa foi realizada com pessoas idosas com o objetivo de avaliar e compreender a maneira como elas interagem com os terminais. Os métodos utilizados foram: dois questionários, uma análise de similares, análise de leitura das opções no menu do sistema dos terminais de auto- atendimento bancários e uma análise de hierarquização de etapas do sistema. A partir dos resultados, foi possível propor recomendações que podem adequar algumas das funcionalidades dos terminais de auto-atendimento bancários às capacidades e habilidades de interação da população envelhecida.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF