Título: | OS IRMÃOS ROBERTO: POR UMA ARQUITETURA CONSTITUÍDA DE PADRONIZAÇÃO E SINGULARIDADE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANTONIO JOSE DE SENA BATISTA |
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Colaborador(es): |
JOAO MASAO KAMITA - Orientador |
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Catalogação: | 10/MAI/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9880&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9880&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9880 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A modernidade surge no Brasil, na cidade do Rio de
Janeiro, pelas mãos de
um pequeno grupo de arquitetos e transforma a cidade em
alvo de reportagens nas
mais importantes revistas de arquitetura do mundo. A
Europa e os Estados unidos
acompanham, entre perplexos e estupefatos, a adesão de um
país com um governo
autoritário e de tradição conservadora, na longínqua
América do Sul, a propostas tão
inovadoras. Dentre esses pioneiros estão os Roberto, três
irmãos arquitetos, que, a
partir de um entendimento de que a arquitetura moderna
teria de ter os processos
industriais incorporados aos seus métodos projetivos e
construtivos, desenvolvem uma
obra bastante diversificada com foco, principalmente, no
mercado privado da
construção civil. Na fase inicial da arquitetura moderna
brasileira, da década de trinta à
década de cinqüenta, apoiados na crença do poder
transformador da forma moderna,
articulam, com ampla liberdade formal e apurado controle
sobre todos os componentes
de suas edificações, uma poética que contrapõe a
padronização, exigida pelos
procedimentos industriais, à singularidade, numa operação
que parece acusar o
descompasso entre a realidade social do Brasil e a
modernidade pretendida pela elite
intelectual, política e financeira da época.
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