Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM SITUAÇÕES DE FUSÃO E AQUISIÇÃO: O CASO XEROX|MHW
Autor: FABIO JOSE BUAINAIN BARCELLOS DE PAULA
Colaborador(es): TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador
Catalogação: 09/MAI/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9870&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9870&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9870
Resumo:
O conhecimento organizacional, ou capital intelectual, é hoje reconhecido como o fator fundamental não só para o crescimento, como para a própria sobrevivência das organizações em ambientes dinâmicos, turbulentos, incertos, altamente inovadores e competitivos, como os do presente contexto de economias crescentemente globalizadas. A gestão do conhecimento organizacional (KM) apresenta-se, então, como uma das condições necessárias ao sucesso de estratégias competitivas, embora, por certo, não suficiente, sendo a demanda de conhecimento externo existente, por meio de negócios de fusão e aquisição (M&A), reconhecida como um dos processos essenciais da gestão, alternativamente a procedimentos inovadores em P&D, em geral lentos e onerosos. Todavia, pesquisas têm comprovado que, mundialmente, apenas cerca de 30% dos casos de M&A têm alcançado sucesso em seus objetivos estratégicos. Não obstante, esse tipo de negócio tem se afigurado como essencial à expansão de empresas de classe mundial, dada a insuficiência do mero crescimento orgânico, o que constitui um paradoxo. Este estudo de caso teve por objetivo descrever e explicar as causas do fenômeno do insucesso no desempenho da estratégia da empresa Xerox|MHW, combinada em processo de aquisição, tendo como componente essencial a gestão do conhecimento. A literatura examinada para a compreensão dos conceitos básicos pertinentes contemplou tópicos sobre padrões organizacionais; estratégias de organizações; conhecimento organizacional e sua gestão e resultados de processos de fusão e aquisição de empresas. A coleta de evidências, adotando procedimentos de triangulação, foi realizada a partir de documentos, entrevistas e duas pesquisas, visando, a segunda, validar os dados coletados anteriormente. Com base no modelo integrativo-sistêmico GI de MACEDO-SOARES (2000), a realidade revelada pela pesquisa mostrou-se contraditória relativamente aos requisitos, pressupostos e suposições implícitos na formulação estratégica, resultando, daí, a sua não-adequação ao desempenho da organização na busca de seu objetivo estratégico. A conclusão é que um processo de aquisição está longe de ser algo trivial, sendo os problemas de não- integração organizacional, principalmente cultural, em casos de aquisição por escopo, em particular envolvendo uma grande empresa burocrática e uma pequena empresa de padrão organizacional flexível, os grandes responsáveis por esse elevado percentual. Quanto ao conhecimento organizacional, evidenciou-se que não basta a uma organização entendê-lo como um recurso essencial no contexto de negócios atual. É imprescindível a implementação de procedimentos e práticas para a sua gestão, não obstante constituir processo recente e complexo que requer, até por isso mesmo, efetivo apoio da alta administração das organizações e o desenvolvimento de uma cultura adequada à sua efetivação.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF