Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MODELO DE LOCALIZAÇÃO DE TERMINAIS ESPECIALIZADOS: UM ESTUDO DE CASO EM CORREDORES DE EXPORTAÇÃO DA SOJA
Autor: ALESSANDRA FRAGA DUBKE
Colaborador(es): NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador
Catalogação: 05/MAR/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9590&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9590&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9590
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo de localização para terminais especializados no Brasil. Partiu- se de um conceito de localização de plataformas logísticas, como macro unidades de negócios que operam agregando algum valor ao produto, estando localizadas no entorno de portos públicos ou terminais privativos no Brasil, para se chegar à localização de terminais especializados, que operam como micro unidades de negócios, especializadas na prestação de serviços para algumas cadeias logísticas. Foi utilizado como base teórica o modelo de transbordo (transshipment model), combinado com os modelos quantitativos de localização de plantas capacitadas para múltiplos produtos (multi-commodity, multi-facility and capacitated location model), a fim de se definir qual a melhor alternativa para uma escolha estratégica locacional. Tem-se como objetivo específico aplicar esse modelo a uma cadeia de suprimentos do agronegócio no Brasil que utilize um terminal especializado como área de transbordo, escoamento e agregação de valor de cargas com destino ao exterior. O universo do estudo abrangeu o volume exportado de soja em grãos, farelo de soja e óleo de soja pelo Brasil no ano de 2004, compreendendo dados pertinentes a seis (6) pontos de origem, seis (6) portos de escoamento/ beneficiamento/ transbordo e três (3) portos de destino no exterior. Foram apresentados os resultados do modelo para Z (menor ou igual) 6 terminais até Z = 1 terminal especializado e uma análise de sensibilidade à ampliação da capacidade, ao investimento, aos custos de transporte e preços. Foram descritos também alguns fatores qualitativos relevantes que podem ser causadores de entraves à localização de terminais especializados e plataformas logísticas no Brasil. Ao final, foram apresentadas algumas conclusões, limitações e recomendações para a continuidade do estudo.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF