Título: | MODELO DE LOCALIZAÇÃO DE TERMINAIS ESPECIALIZADOS: UM ESTUDO DE CASO EM CORREDORES DE EXPORTAÇÃO DA SOJA | |||||||
Autor: |
ALESSANDRA FRAGA DUBKE |
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Colaborador(es): |
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador |
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Catalogação: | 05/MAR/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9590&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9590&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9590 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo de
localização para terminais especializados no Brasil. Partiu-
se de um conceito de localização de plataformas logísticas,
como macro unidades de negócios que operam agregando algum
valor ao produto, estando localizadas no entorno de portos
públicos ou terminais privativos no Brasil, para se chegar
à localização de terminais especializados, que operam como
micro unidades de negócios, especializadas na prestação de
serviços para algumas cadeias logísticas. Foi utilizado
como base teórica o modelo de transbordo (transshipment
model), combinado com os modelos quantitativos de
localização de plantas capacitadas para múltiplos produtos
(multi-commodity, multi-facility and capacitated location
model), a fim de se definir qual a melhor alternativa para
uma escolha estratégica locacional. Tem-se como objetivo
específico aplicar esse modelo a uma cadeia de suprimentos
do agronegócio no Brasil que utilize um terminal
especializado como área de transbordo, escoamento e
agregação de valor de cargas com destino ao exterior. O
universo do estudo abrangeu o volume exportado de soja em
grãos, farelo de soja e óleo de soja pelo Brasil no ano de
2004, compreendendo dados pertinentes a seis (6) pontos de
origem, seis (6) portos de escoamento/ beneficiamento/
transbordo e três (3) portos de destino no exterior.
Foram apresentados os resultados do modelo para Z (menor ou
igual) 6 terminais até Z = 1 terminal
especializado e uma análise de sensibilidade à ampliação da
capacidade, ao investimento, aos custos de transporte e
preços. Foram descritos também alguns fatores
qualitativos relevantes que podem ser causadores de
entraves à localização de terminais especializados e
plataformas logísticas no Brasil. Ao final, foram
apresentadas algumas conclusões, limitações e recomendações
para a continuidade do estudo.
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