Título: | O ROLE PLAYING GAME E A ESCOLA: MÚLTIPLAS LINGUAGENS E COMPETÊNCIAS EM JOGO UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INSERÇÃO DOS JOGOS DE RPG DENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR | |||||||
Autor: |
LUIZ EDUARDO RICON DE FREITAS |
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Colaborador(es): |
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador |
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Catalogação: | 02/MAR/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9584&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9584&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9584 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho registra e analisa criticamente uma
experiência de inserção dos jogos de RPG (Role Playing Game) como parte integrante
do currículo de uma escola particular da zona sul do Rio de Janeiro, com o
objetivo de se trabalhar a expressividade e a criatividade dos alunos por
meio do uso de múltiplas linguagens e também como meio de se promover o
desenvolvimento de variadas competências dentro de sala de aula. Ao todo,
69 crianças e jovens
dos 9 aos 17 anos, alunos da 5ª série do Ensino
Fundamental ao 2º ano do Ensino
Médio, participaram das oficinas focalizadas nesta
pesquisa. A metodologia
utilizada no trabalho de campo incluiu tanto a observação,
apoiada em cadernos
de campo e fotografias, quanto a análise dos artefatos
produzidos pelos alunos
durante (e para) as sessões de jogo, sob a forma de
descrições dos personagens,
histórias, textos diversos, desenhos, mapas, maquetes etc,
além da participação
na montagem de mostras dos trabalhos, visitadas por pais,
professores, familiares
e demais membros da comunidade escolar. Ao lado do teatro,
da música, da
dança, do vídeo, dos desenhos animados e de outras
linguagens e meios de
expressão artística e cultural, a prática de jogos como o
RPG, que reúnem
ludicidade e criatividade, pode servir como forma de se
aproximar o ambiente da
escola do mundo complexo, múltiplo e multi-midiático no
qual as crianças e os
jovens das grandes cidades se encontram imersos em seu dia-
a-dia.
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