Título: | RECONFIGURAÇÕES DE IDENTIDADES DE PROJETO NO MUNDO ACADÊMICO: ESTAR LÁ E AGIR COMO AQUI OU ESTAR AQUI E AGIR COMO LÁ | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANA CAROLINA GONZALEZ BATISTA |
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Colaborador(es): |
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 01/MAR/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9580&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9580&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9580 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A dissertação Reconfigurações de identidades de projeto no
mundo
acadêmico: Estar lá e agir como aqui ou estar aqui e agir
como lá tem o
objetivo de analisar a construção das identidades de um
imigrante brasileiro que
foi para os Estados Unidos com o objetivo de buscar
formação acadêmica -
Doutorado. A partir da abordagem das narrativas de
experiências em narrativas de
estórias de vida, procuramos identificar os sistemas de
coerência adotados pelo
entrevistado para a construção dos selves nas narrativas a
partir, principalmente,
de suas avaliações. Para tal, organizamos o discurso do
entrevistado em macroblocos
narrativo-temáticos que mostram a forma como ele organiza
suas
experiências; e é em uma série de micro-blocos narrativos,
que ele faz as
configurações e reconfigurações de suas identidades. Na
busca da construção da
coerência, o entrevistado mostra que precisa lidar não
apenas com o ambiente
acadêmico no qual está inserido, mas também com os valores
sócio-culturais da
sociedade hospedeira e da sociedade de origem, construindo
identidades que os
definem positivamente estando lá, no entre-lugar da
academia/vida social, e,
voltando para o aqui, quando reconfigura suas identidades
a partir das
experiências lá vivenciadas. A pesquisa traz contribuições
para um universo
pouco explorado no que se refere ao estudo de estórias de
vida de imigrantes, que
têm, inicialmente, como identidades de projeto, a formação
acadêmica no
processo da migração.
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