Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: RECONFIGURAÇÕES DE IDENTIDADES DE PROJETO NO MUNDO ACADÊMICO: ESTAR LÁ E AGIR COMO AQUI OU ESTAR AQUI E AGIR COMO LÁ
Autor: ANA CAROLINA GONZALEZ BATISTA
Colaborador(es): MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador
Catalogação: 01/MAR/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9580&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9580&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9580
Resumo:
A dissertação Reconfigurações de identidades de projeto no mundo acadêmico: Estar lá e agir como aqui ou estar aqui e agir como lá tem o objetivo de analisar a construção das identidades de um imigrante brasileiro que foi para os Estados Unidos com o objetivo de buscar formação acadêmica - Doutorado. A partir da abordagem das narrativas de experiências em narrativas de estórias de vida, procuramos identificar os sistemas de coerência adotados pelo entrevistado para a construção dos selves nas narrativas a partir, principalmente, de suas avaliações. Para tal, organizamos o discurso do entrevistado em macroblocos narrativo-temáticos que mostram a forma como ele organiza suas experiências; e é em uma série de micro-blocos narrativos, que ele faz as configurações e reconfigurações de suas identidades. Na busca da construção da coerência, o entrevistado mostra que precisa lidar não apenas com o ambiente acadêmico no qual está inserido, mas também com os valores sócio-culturais da sociedade hospedeira e da sociedade de origem, construindo identidades que os definem positivamente estando lá, no entre-lugar da academia/vida social, e, voltando para o aqui, quando reconfigura suas identidades a partir das experiências lá vivenciadas. A pesquisa traz contribuições para um universo pouco explorado no que se refere ao estudo de estórias de vida de imigrantes, que têm, inicialmente, como identidades de projeto, a formação acadêmica no processo da migração.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF